Concerto dos professores e alunos da Haute école de musique na cidade de La Chaux-de-Fonds

Benefícios e desafios de uma universidade de música para o cantão de Neuchâtel

 

Direção: Cristina Müller e Samuel Chalard

Produção: Joëlle Rubli et Patrick Lehmann (HEM)

 

Vídeo produzido pela HEM - Haute école de musique de Genève (Suíça). Sobre a questão discutida no vídeo:

 

No final de 2017, como parte do seu programa de contenção de gastos, o governo de Neuchâtel anunciou o fechamento do campus de Neuchâtel da Universidade de Música de Genebra para 2021. Iniciou-se então uma longa batalha para salvar o local através de petições, apelos e mensagens de apoio, culminando com a apresentação de uma iniciativa popular.

Em 29 de Outubro de 2019, por ocasião de um concerto na sala de concertos da cidade de la Chaux-de-Fonds dado por estudantes e professores da HEM, foi realizado este filmes. Os músicos, na sua maioria de La Chaux-de-Fonds, professores em Neuchâtel ou residentes no cantão, demonstraram o seu afeto e apreço pelo local ameaçado e falaram da importância deste campus formação de músicos profissionais de qualidade.

Todos concordam com a necessidade de um campus na região para que haja um elevado nível de educação musical em Neuchâtel. Para além da importante oferta cultural proposta pela própria universidade, o investimento de seus alunos durante e após os seus estudos contribui para o crescimento cultural de toda a região e para a sua atratividade.

Em 18 de Fevereiro de 2020, o governo aprovou a iniciativa popular "para a continuação da educação musical profissional no cantão de Neuchâtel."

MÚSICA CLÁSSICA | MÚSICA POPULAR | TEATRO | DANÇA | PERFORMANCES

SÃO PAULO, BRASIL   |   LAUSANNE, SUÍÇA